História do Baralho

Quando ou quando os jogos de cartas começaram não está claro. Há evidências, entretanto, de que eles se originaram no século 10 na China, originados do papel-moeda. No início, eram simples tiras de papel, marcadas com conchas, pedras, flechas e ossos, usados ​​em rituais de adivinhação. As cartas, carregadas pelos árabes, chegaram à Europa por volta de 1300. Eram então conhecidos como tarôs em baralhos de 22 unidades junto com o baralho oriental de 56 no final do século XIV.

Foram os franceses que inventaram o novo baralho de 52 cartas no século 16, deixando o tarô apenas para previsões. Copos, bolas, facas e varas estavam entre os naipes mais comuns. O baralho ganhou o mundo da França e os naipes evoluíram para as copas, ouros, espadas e paus de hoje. Mais de cem jogos de cartas estão registrados hoje, envolvendo lógica e, principalmente, azar.

Atualmente em uso, o baralho tem 52 cartas, sendo 13 cartas de cada um dos quatro naipes franceses, paus, ouros, copas e espadas e as figuras. Cada naipe contém um ás que representa um único símbolo de seu naipe (muito amplo, às vezes apenas o ás de espadas), um rei, uma rainha e um valete, cada um representado com um símbolo de seu naipe, com valores de dois a dez, cada um dos quais indica o número de símbolos do naipe. Os baralhos comerciais normalmente têm dois curingas, além dessas 52 cartas.

 

Como Jogar Cacheta?

Cacheta é jogado usando 2 decks mistos franceses. O dealer, nome dado a quem distribui as cartas, embaralha o maço e o move para o jogador à sua esquerda, cortando e movendo o restante para o dealer novamente, que deve entregar as cartas no sentido anti-horário. Cada jogador é recebe com 9 cartas.

A mão (primeiro jogador à direita do dealer) analisa o seu jogo quando o dealer para de dar as cartas e pode escolher jogar ou não. Ele só perde um ponto se quiser desistir. Quando você joga e perde, você perde dois pontos e sua pontuação permanece quando você empata.

Cento e oito cartas serão utilizadas no conjunto, embora existam quatro cartas adicionais, chamadas de curingas, geralmente definidas pelo nome do baralho (pinguim, coringa, etc.), mas não costumam ser utilizadas normalmente.

Em alguns casos se joga com cento e quatro cartas, mas o dealer inclui um curinga, definido pela carta com o valor acima e da mesma cor da vira, vermelha ou preta. Se o dealer jogar sua nona carta, esta carta é virada, entregando a próxima. Se for um 7 de paus, oito das espadas e oito dos paus serão o curinga.

O ás será o curinga quando você se virar um rei. Um quarto curinga está presente em muitos países, conhecido como Taqui ou Mirror. Esta é a mesma carta daquela virada para escolher o curinga. O quinto curinga, no exemplo dado, é o 7 de copas. Não há curinga no pife, então as pessoas apostam por pontos, que o último a entrar é obrigado a ir pagando a mesa.

 

Nomes Importantes na Cacheta

 

  • Trinca: dê esse nome a três cartas de mesmo valor, mas de naipes diferentes. Os participantes podem juntar uma ou até duas cartas do mesmo valor, visto que são do mesmo naipe.
  • Bater: é o processo de somar e abaixar o 9 (ou 10), formando as sequências juntamente com a carta comprada no monte.
  • Furar fila: pegar uma carta do lixo quando não é sua vez, para bater o jogo.
  • Se queimar: ocorre quando uma pessoa não consegue mais furar a fila durante uma determinada partida.
  • Ficar por uma: quando apenas uma carta é necessária para derrotar o competidor.
  • Maço: são as cartas que sobram após a dispersão das cartas.
  • Rodada: Esta é uma sequência de movimentos que ocorre até que um participante bata.
  • Lixo: são as cartas descartadas durante o jogo. Apenas a última carta aparece para que todos possam ver.
  • Curinga: pode ser qualquer carta no jogo que pode substituir uma carta fixa ou direta.
  • Vira: esta é a carta do Deck que decidirá o curinga ao virar, que será a carta seguinte da mesma cor. Ex: todos os 8 negros serão curingas se for um 7 de paus a vira.
  • Sequência: dá este nome a três cartas do mesmo naipe em sequência, ou mais.

 

Pontuação na Cacheta

Todos os jogadores começam com o mesmo número de pontos assim que um jogador acerta 9 cartas, todos os outros jogadores perdem 1 ponto, e quando um jogador acerta 10 cartas todos os outros perdem 2. Ele é vencedor se apenas um jogador tiver pontos.

 

Pode Usar Dois Curingas na Cacheta?

Os dois e os coringas atuam como um curinga, que pode ser usado em qualquer jogo. Apenas um curinga pode estar em um jogo. Sempre que um deles funciona como um curinga e o outro tem seu valor normal, podendo haver os dois. A localização do curinga no jogo pode ser alterada e a carta substituída em seu lugar.

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